Desde o início do ano que centenas de empregados da LIQ, antiga Contax, uma das maiores empresas de teleatendimento do Brasil, são demitidos na Bahia, e os ativos sofrem com frequentes migrações de setor e sites (bairros em que a empresa possui Sede) em decorrência da atual situação econômica da empresa.
Cerca de 7 mil pessoas compõem o quadro da empresa na Bahia, um número bastante reduzido levando-se em conta que a Contax chegou a empregar 15 mil pessoas e a ocupar quatro prédios. Atualmente, a LIQ ocupa apenas dois prédios, um no bairro do Comércio e outro no da Boa Viagem.
A LIQ alega que as demissões se dão em função da saída de grandes clientes da empresa e dos últimos resultados negativos, que apontam endividamento e prejuízo financeiro.
Para protestar contra as demissões, que podem acarretar a perda de mais de 10 mil empregos diretos e indiretos, o Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações da Bahia - Sinttel Bahia realizará um ato, nesta quinta-feira (23, site Comércio) e sexta-feira (24, site Boa Viagem), às 12h. Nesta atividade, trabalhadores, dirigentes sindicais, parlamentares e representantes de movimentos sociais farão um “abraçaço” em torno do prédio da empresa.
“A LIQ precisa compreender o impacto social que pode causar aos quase dez mil trabalhadores baianos, que de forma direta ou indireta, possuem uma renda a partir do exercício da empresa aqui na Bahia. Não são apenas os contratados pela LIQ que estarão sem o “ganha pão”, mas toda uma cadeia econômica, ou seja, todos aqueles trabalhadores informais do comércio local e toda a sociedade serão afetados”, afirma o presidente do Sinttel Bahia, Joselito Ferreira.
Serviço
O quê: Ato em protesto pelas demissões praticadas pela LIQ
Data: 23 e 24 de maio de 2019, a partir das 12h
Local: Sede da empresa no Comércio e na Boa Viagem
Sinttel Bahia