Greve continua forte no BNB

Geral CTB Geral 08/10/2014

Os bancários do Banco do Nordeste continuam com as atividades paralisadas em 10 estados, incluindo a Bahia, onde as 61 agências estão fechadas.  Após nove dias de greve os funcionários do BNB ainda aguardam que a empresa retome a negociação.

A proposta apresentada no dia 3 de outubro inclui o mesmo reajuste da Fenaban de 8,5% e 9% no piso, porém os bancários do BNB esperam uma nova proposta que contemple não só as cláusulas econômicas, mas outros itens importantes das reivindicações específicas como plano de cargos e salários, isonomia de tratamento, dignidade previdenciária e saúde, além da melhoria do patamar de reajuste pelo menos para os níveis da Caixa, que chegou a 9% sobre todas as verbas, e com uma promoção em todos os níveis de salário no mês de janeiro do próximo ano.

O diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia Geraldo Galindo reafirma que os empregados querem retomar as negociações. “O BNB fez um comunicado ameaçando ajuizar dissídio coletivo caso a greve não acabe. Os funcionários respondem a altura e ampliam a mobilização para exigir negociação”.

A ameaça do banco foi criticada também pelo presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, Carlos Alberto.“Chegamos ao nono dia de greve no BNB, e a direção do banco ao invés de negociar, assedia os trabalhadores ameaçando instaurar dissídio coletivo, junto ao TST. Essa postura intransigente merece nosso repúdio e é um claro convite a ampliação do movimento paredista entre os benebeanos,” destaca.

Caixa

Em assembleia na noite desta terça-feira, os empregados da Caixa da base do Sindicato dos Bancários da Bahia decidiram aceitar a proposta de reajuste do banco e voltar ao trabalho a partir desta quarta-feira ( 08/10). O mesmo aconteceu em outras cidades do estado onde as atividades estavam paralisadas.

Com informações dos sindicatos dos bancários da Bahia e de Irecê.