Assembleia Legislativa da Bahia é palco de ato em defesa das universidades

Assembleia Legislativa da Bahia é palco de ato em defesa das universidades

Geral CTB Geral 14/05/2019

A semana foi inaugurada em Salvador com um ato na manhã desta segunda-feira (13) em defesa das universidades públicas realizado no auditório Jorge Calmon da Assembleia Legislativa da Bahia. Proposta pela deputado estadual Olívia Santana (PcdoB), que por sua vez acolheu sugestão do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativo das Universidades Federais da Bahia (Assufba) e da Associação de Exportadores de Cana de Açúcar e Álcool (Aexa), a manifestação reuniu senadores, deputados federais e estaduais, reitores, representantes de institutos federais, sindicalistas, professores, estudantes, lideranças populares e personalidades democráticas.

É consenso entre os que não é possível construir e viabilizar um projeto de nação sem a presença das instituições universitárias, fundamentais para o desenvolvimento da ciência, novas tecnologias e a produtividade do trabalho, bem como para o desenvolvimento da consciência social dos brasileiros. “A Coordenação do Sindicato e a categoria se juntam aos deputados federais, estaduais, senadores, reitores das universidades federais, representantes de institutos federais e demais atores da sociedade civil organizada para engrossar o coro contra as medidas do governo que desmontam a educação”, ressaltou um dirigente da Assufba.

A manifesetação foi considerada como parte da mobilização para a greve nacional da Educação, convocada para a próxima quarta-feira (15) em protesto à proposta de reforma da Previdência do governo Bolsonaro e aos cortes no orçamento federal da Educação.