CTB Bahia apoia greve dos professores das universidades estaduais

CTB Bahia apoia greve dos professores das universidades estaduais

Geral CTB Geral 26/04/2019

A CTB Bahia apoia a greve dos professores das universidades estaduais que completa 18 dias nesta sexta-feira (26). Os educadores cobram do governo do estado posições concretas sobre as reivindicações.

Nós da CTB repudiamos a decisão do governador Rui Costa, que através de sua asssoria disse que irá cortar o salário dos professores universitários em greve. Os profissonais estão reivindicando pelos seus direitos e merecem respeito. 

Nesta quinta-feira (25), professores e alunos realizaram uma caminhada em Salvador, do Campo Grande até a Praça da Sé, no Centro Histórico.

                                    

A diretora-executiva da Aduneb (Associação dos Docentes da Uneb), Lilian Machado, disse que falta posições claras do governo em relação ao que foi cobrado, o que inclui a promessa de efetivar as promoções de carreira.

Os professores pedem aumento de investimento nas instituições de ensino, reposição salarial, promoções, entre outros.

 

CONFIRA AS REIVINDICAÇÕES DOS PROFESSORES:

 

  • Destinação de, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) do Estado da Bahia para o orçamento anual das universidades estaduais. Atualmente, esse índice é de aproximadamente 5%, segundo categoria;
  • Reposição integral da inflação do período de 2015 a 2017, em uma única parcela, com índice igual ou superior ao IPCA;
  • Reajuste de 5,5% ao ano no salário base dos docentes para garantir a política de recuperação salarial, referente aos anos de 2015, 2016 e 2017;
  • Cumprimento dos direitos trabalhistas, a exemplo das promoções na carreira, progressões e mudança de regime de trabalho. Atualmente, conforme categoria, só na Uneb, mais de 400 professores possuem seus direitos à promoção negados pelo Estado;
  • Ampliação e desvinculação de vaga/classe do quadro de cargos de provimento permanente do Magistério Público das Universidades do Estado da Bahia.