Lideranças rurais visitam a sede da CTB em São Paulo

Lideranças rurais visitam a sede da CTB em São Paulo

Geral CTB Geral 08/04/2019

Antonio Inácio Ribeiro, presidente da Federação dos Assalariados Rurais da Bahia, Gabriel Santos, secretário geral da Federação dos Assalariados Rurais do Rio Grande do Sul e José Manuel, o Zezinho, presidente do Sindicato dos Assalariados Rurais de Juazeiro (BA), visitaram a sede nacional da CTB na tarde desta quinta-feira (4), onde foram recebidos pelo secretário de Formação e Cultura, Ronaldo Leite.

Os sindicalistas participaram em São Paulo de uma oficina patrocinada pela Contag, em parceria com outras entidades, sobre o tema “Formação de mulplicadores: monitorando as cadeias produtivas certificadas”.

De acordo com Zezinho a iniciativa tem o propósito de estimular e capacitar o movimento sindical “a se apropriar dersta ferramenta, que é a certificação das cadeias produtivas nas bases representadas pelos sindicatos com foco no mercado externo”.

“É preciso fomentar este debate em âmbito nacional e nas diferentes regiões e municípios do país”, ponderou o dirigente. “É preciso acompanhar não só o processo de certificação como também o cumprimento das normas às quais a empresa deve obedecer para ter direito ao selo, que exclui a exploração do trabalho análogo ao escravo, a mão de obra precária e estabelece outros critérios semelhantes. Acompanhar e fiscalizar a certificação deve ser encarado como uma tarefa do movimento sindical”.

Foi criada uma Comissão Nacional de Multiplicadores com o objetivo de estimular a realização de seminários, palestras e oficinas em todo o país para difundir as sugestões e deliberações derivadas da oficina.