Hoje é dia de luta contra a discriminação racial

Hoje é dia de luta contra a discriminação racial

Geral CTB Geral 21/03/2019

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 28 de outubro de 1996, o dia 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial. Em homenagem aos mortos e feridos no Massacre de Shaperville, ocorrido em 1960.

Mais de 20 mil pessoas protestavam contra a Lei do Passe, que obrigava os negros e negras a portarem um cartão determinando os locais que poderiam frequentar. A polícia do apartheid matou 69 manifestantes e feriu 186. Shaperville, bairro periférico de Johanesburgo, constituiu-se num marco na luta pelo fim do apartheid.

No Brasil, de acordo com os dados mais recentes do IBGE, negros têm as mais altas taxas de desemprego e recebem, em média, salários mais baixos.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) recebeu 896 denúncias de casos de discriminação em razão da origem, raça, cor ou etnia nos últimos cinco anos. Só no ano passado foram 205, um crescimento de 30% em relação a 2014.

O secretario de combate ao racismo da CTB Bahia, Jerônimo da Silva fala da importância da data. “O dia 21 de março é uma data para possamos refletir sobre todas as atitudes preconceituosas e racistas que presenciamos no nosso dia-a-dia e que precisam ser combatidas. Nós da CTB continuaremos lutando contra qualquer forma de violência e discriminação racial, lutamos por uma sociedade mais justa e igualitária, com oportunidades e direitos para todos”.