Sessão Especial na Câmara comemora o centenário do SINTRACOM-BA

Sessão Especial na Câmara comemora o centenário do SINTRACOM-BA

Geral CTB Geral 15/03/2019

No dia 19 de março, às 19h, a Câmara Municipal de Salvador irá realizar uma sessão especial em comemoração aos cem anos do SINTRACOM-BA. A cerimônia é uma iniciativa da vereadora Aladilce (PCdoB) e acontecerá no plenário da Câmara, aberta ao público.

 

Em 1919 o sindicato foi criado, batizado de “Sindicato dos Pedreiros, Carpinteiros e Demais Classes”, num momento de grande crise econômica no Brasil, sob a premissa de mobilizar os trabalhadores ao encontro de lutas que garantissem a conquista de direitos. Em 1946 o SINTRACOM-BA passou a se chamar Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e Madeira no Estado da Bahia.

 

Alguns marcos comemorados pelo sindicato foram a greve geral de 1919, que garantiu a jornada de trabalho de oito horas, isonomia de salário entre homens e mulheres que exercessem as mesmas funções, e manutenção dos valores das diárias. No final da década de 1980 foi a vez dos sindicalistas promoverem a “Revolta dos Peões”, que levou às ruas mais de 10 mil trabalhadores descontentes com a falta de representação interna e com acordos desvantajosos feitos sem consulta aos sindicalistas.

  

A sessão especial contará com a participação de sindicalistas, parlamentares, secretários de Estado, representantes de órgãos públicos, de entidades do movimento social e de centrais sindicais.