Outubro Rosa reforça luta contra o câncer de mama

Geral CTB Geral 01/10/2014

A luta contra o câncer de mama é diária e contínua, mas ganha um reforço importante a partir desta terça-feira (1º/10) com o Outubro Rosa, um movimento internacional que busca alertar sobre a prevenção e o diagnóstico da doença, que atinge milhões de mulheres em todo o mundo.

No Brasil, a estimativa é de que a mais de 57 mil novos casos sejam diagnosticados até o fim do ano, sendo 2.560 deles na Bahia, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Embora tenha alta probabilidade de cura em seu estágio inicial, o câncer de mama ainda é a doença que mais mata mulheres no país, por causa do diagnóstico tardio. 

Além disso, a identificação da patologia ainda sofre interferências do preconceito. "Por incrível que pareça, as mulheres ainda têm receio do diagnóstico e, por medo, deixam de fazer os exames periódicos", explica a oncologista Clarissa Mathias, do Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB).

As formas mais eficazes para a detecção precoce são exame clínico e mamografia. Mulheres a partir dos 30 anos, com casos de câncer na família, e dos 40, sem histórico familiar, devem realizar a avaliação clínica, obrigatoriamente, uma vez por ano.

A CTB Bahia está engajada na campanha , que contará com dezenas de eventos o estado, que inclui desde a iluminação de monumentos públicos, como o Elevador Lacerda, com a cor rosa;  panfletagens; shows musicais e caminhadas.