Ato em solidariedade aos atingidos de Brumadinho e defesa do Rio São Francisco

Ato em solidariedade aos atingidos de Brumadinho e defesa do Rio São Francisco

Geral CTB Geral 20/02/2019

Um ato em solidariedade às vítimas da tragédia de Brumadinho e em defesa do Rio São Francisco será realizado em Salvador a partir das 10h30, na Praça Campo da Pólvora em Nazaré.

No dia 25 de fevereiro completa um mês de mais um grave crime cometido pela Vale no Brasil. A iniciativa é do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) e foi construído por dezenas de organizações sindicais de trabalhadores, movimentos populares, entidades da sociedade civil e de defesa do meio ambiente, ativistas e simpatizantes das lutas populares.

O crime que matou centenas de pessoas, que destruiu lares, rios e florestas em prol de um modelo de exploração que visa somente o lucro não pode ser impune. Crime este cometido por uma empresa cujos interesses privados prevalecem sobre a vida das pessoas e do meio ambiente.

E dia 25 de fevereiro completa um mês de muita tristeza e indignação; completa um mês em que um dos principais rios do país, o São Francisco – “O Velho Chico” – está sob ameaça de grave contaminação.

Os atingidos precisam fortalecer sua organização para serem ouvidos e garantir seus direitos. Que o ecoar de dor seja a semente da Luta, a união e a solidariedade por todo o Brasil.  Além de Salvador, acontecem mobilizações também, nas cidades de Bom Jesus da Lapa a partir de 7h30, Barra partir das 8h;  em Juazeiro, a partir das 8h; e em Carinhanha, o ato acontece dia 22,  a partir das 7h.