Trabalhadores foram as ruas contra reforma da Previdência em Salvador

Trabalhadores foram as ruas contra reforma da Previdência em Salvador

Geral CTB Geral 20/02/2019

Em defesa da Previdência Social e da aposentadoria, centrais sindicais, representantes de sindicatos e trabalhadores de diversas categorias realizaram uma Plenária na manhã desta quarta-feira (20), em frente à sede da Previdência Social no bairro do Comércio em Salvador, para definir um plano de lutas unitário contra a proposta de reforma da Previdência 2019 do governo de Jair Bolsonaro.

A Plenária foi convocada pelas centrais sindicais CTB CSB, CUT, Força Sindical, Nova Central, CSP, Conlutas, Intersindical e CGTB,  para mobilizar a sociedade e criar resistência da classe trabalhadora contra a PEC que foi apresentada pelo governo, também na manhã desta quarta-feira, ao Congresso Nacional.

A vice-presidente da CTB Bahia Rosa de Souza essa plenária foi só um esquente para a preparação de uma grande Greve Geral em todo o país. “Hoje 20 de fevereiro está sendo considerado o Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência Pública e Contra o Fim da Aposentadoria, este é o primeiro de luta contra a reforma proposta por Bolsonaro, nós não iremos aceitar e iremos preparar uma Greve Geral para derrotar a proposta desse governo que só quer retirar os direitos dos trabalhadores”.

 

PROPOSTA DE BOLSONARO – REFORMA DA PREVIDÊNCIA

A proposta de reforma da Previdência do governo eleva as idades mínimas de aposentadoria de 65 anos para homens e 62 para mulheres e estabelece o mínimo de 20 anos de contribuição. Também acaba com as aposentadorias por tempo de contribuição, após um período de transição. E para ter direito ao benefício integral será preciso contribuir por 40 anos.

Atualmente pode-se aposentar ao alcançar 60 anos, no caso das mulheres, e 65 anos, para homens, com 15 anos de contribuição. E para a aposentadoria por tempo de contribuição, não é requerida idade mínima: as mulheres precisam ter contribuído por 30 anos e os homens por 35 anos.

 

CONFIRAM AS FOTOS