Servidores do HGRS aprovam manifestação na unidade dia 26

Servidores do HGRS aprovam manifestação na unidade dia 26

Geral CTB Geral 18/02/2019

Em reunião realizada no Hospital Geral Roberto Santos, nesta sexta-feira (15/01), os servidores da unidade aprovaram a realização de uma manifestação no dia 26 de fevereiro, às 9h, em defesa do Planserv, do reajuste salarial, melhores condições de trabalho, assistência digna ao paciente e regularização do RH Bahia.

A reunião foi conduzida pela presidente do Sindsaúde Ivanilda Brito e a diretora Inalba Fontenelle e Maria Celeste do Rosário, com as presenças dos diretores  Dijalma Rossi, Natalicia Silva, Maria Solemar Nascimento e Orlando Lago.

A presidente da entidade iniciou a reunião passando informes para os trabalhadores sobre as medidas adotadas pelo Sindsaúde e outras entidades do funcionalismo público estadual, junto ao Ministério Público, para solucionar os problemas apresentados pelo Planserv, após o governo reduzir o aporte do plano em 50%.

Além das queixas em relação à suspensão de  cirurgias e procedimentos causados pelo descredenciamento de médicos anestesistas e de outras especialidades, os funcionários do hospital relataram diversas queixas sobre o plano como a dificuldade no agendamento de consultas e exames e falta de ampliação da rede credenciados, principalmente no interior do estado.

Ivanilda também falou sobre a luta dos sindicatos na tentativa de reabertura de diálogo com o governo, através do secretário da Administração Edelvino Góes, para tratar do Planserv e do reajuste salarial.

Durante a reunião, diversos trabalhadores relataram as dificuldades para garantir o seu direito à aposentadoria e à licença prêmio. Essa situação só tende a se agravar já que existe um déficit de servidores na unidade e não há nenhuma sinalização por parte do governo em realizar um concurso público. Com isso, os trabalhadores estão e são obrigados a continuar trabalhando sem ganhar nada a mais por isso.

A diretora do Sindsaúde Inalba Fontenele reafirmou que os trabalhadores e o sindicato precisam estar unidos em defesa do Planserv, exigindo a melhoria e ampliação na qualidade do atendimento, além do fim das cotas e limites de exames. Inalba destacou também que é necessário transparência a respeito do contrato que é feito com a Qualirede, empresa gestora do Planserv.

“Perder o Planserv é perder mais dinheiro. Não podemos ter mais prejuízos, pois estamos há quatro anos sem reajuste”, salientou.

Sindsaúde