Atividades marcam o Dia da Consciência Negra em Salvador

Geral CTB Geral 19/11/2018

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro criado em referência à data da morte de Zumbi dos Palmares, líder do quilombo dos Palmares, será marcado com diversas atividades em Salvador.

Na parte da manhã, a partir das 9h, será realizada a 10ª lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, realizada pela União de Negros pela Igualdade (Unegro), na Praça da Sé, no Centro Histórico.

Pela tarde a partir das 14h, será realizada a 39ª edição da Marcha da Consciência Negra Zumbi dos Palmares, partindo do Campo Grande até o Pelourinho, que neste que neste ano presta homenagem a Osvaldão (líder revolucionário da guerrilha do Araguaia, assassinado no período da Ditadura Militar), ao jovem cearense Charlione Lessa (morto a tiros, às véspera da votação do segundo turno, enquanto participava de um ato em prol do candidato à presidência Fernando Haddad), a Mestre Moa (Morto a facadas, no dia da votação do primeiro turno, por um defensor do então candidato Jair Bolsonaro), e a Marielle Franco (vereadora executada a tiros no Rio de Janeiro em março deste ano).

“O dia 20 de novembro serve como um momento para a conscientização sobre a importância da cultura africana para nós. É um dia que deve ser reforçado em todos os espaços sociais e culturais. Nós da CTB Bahia acreditamos que o respeito e a valorização da cultura negra são à base da mudança para uma sociedade mais justa e igualitária”, ressalta Jerônimo Silva, secretário de Combate ao Racismo da CTB Bahia.

 Além da Marcha Zumbi dos Palmares, haverá ainda a Caminhada da Liberdade, no Curuzú, realizada pelo Fórum de Entidades Negras. À noite, ocorrerá o Palco da Convergência, no Pelourinho.