A CTB Bahia convoca os sindicalistas classistas e trabalhadores para se juntarem as diversas entidades do movimento popular e social, nesta sexta-feira (7/9), no Grito dos Excluídos, tradicional movimento de manifestação popular cujo principal objetivo é chamar a atenção para as condições de crescente exclusão social no país.
A caminhada do Grito acontece logo após o desfile oficial, do Campo Grande à Praça Castro Alves. “É de suma importância a participação dos trabalhadores e das e dos sindicalistas no grito dos excluídos, precisamos levar nossas bandeiras para as ruas, mostrando que vamos continuar lutando pelos nossos direitos, e por Lula livre”, ressalta Ailton Araújo, Secretário Geral da CTB Bahia.
O Grito
O principal objetivo do Grito dos Excluídos é denunciar todas as formas de exclusão e as causas profundas que levam o povo a viver em condições de vida precárias. Cada vez mais, as entidades e movimentos de defesa e promoção de direitos vêm investindo na atividade como forma de denunciar o modelo de desenvolvimento e crescimento econômico que resulta em desigualdade social, miséria, violência e devastação ambiental.
Além disso, estas organizações buscam revelar alternativas de desenvolvimento que sejam pautadas na organização e participação popular e que têm como princípio a convivência com os biomas, a segurança alimentar, a economia solidária, a equidade de gênero, etnia e geração, dentre outros.
O Grito dos Excluídos é uma ação organizada pelos movimentos e entidades populares. O Fundo Nacional de Solidariedade e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) são alguns dos apoiadores.