Na tarde de ontem, 29 de agosto, dia Nacional da Visibilidade Lésbica, no Espaço Cultural Caras & Bocas, na Rua Dois de Julho, foi realizada a 1º roda de conversa com o tema “Lesbianidades e Mundo do Trabalho: Avanços e Desafios”. O encontro foi promovido pela secretaria de políticas sociais da CTB Bahia e reuniu vários representantes de diversos movimentos de luta e sindicatos classistas.
Participaram da mesa de abertura Josy Andrade, militante do movimento de Mulheres negras e LGBTQI+ de Salvador; Dirce Novaes, Mãe do arco-íris; Emilae Sena Educadora Social na ONG Cipó Comunicação Interativa; Rosy Silva, estudante de Direito e Paulett Furacão, Trans e um dos maiores Ícones da Luta LGBTQI+ da Bahia.
Temas como Lesbianidades: Trabalho e Saúde, LGBTQI+ e Relações Familiares, Comunicação e Visibilidade como Resistência ao Esquecimento, Trabalho, Justiça e Empreendedorismo e LGBTQI+ e o Mundo do Trabalho foram debatidos durante o encontro.
Em seu momento de fala, a Secretária de políticas sociais da CTB Bahia, Flora Brioschi ressaltou a importância do encontro. “Em tempos de crise, percebemos que saídas reacionárias e conservadoras aos problemas que enfrentamos cresce, especialmente entre a classe trabalhadora. Por isso, a CTB apresentou compromissos prioritários para o respeito à diversidade e enfrentamento a LGBTFOBIA, a nossa central tem no seu histórico de luta a defesa intransigente da democracia, da liberdade e da diversidade do povo brasileiro”, concluiu.
“Independente da orientação sexual, as mulheres lésbicas querem ser respeitadas e ter os mesmos direitos, seja na sociedade ou no local de trabalho. Por isso, essa temática precisa ser debatida no movimento sindical com frequência”, ressalta a Coordenadora do Núcleo LGBTQI+ da CTB Bahia, Jhay Lopes.
O evento foi encerrado com apresentações culturais de Tuka Perez, Paulett Furacão que fizeram um show de performáticos, e Lívia Ferreira com poesias e musicas.
PROPOSTAS DE COMPROMISSOS PARA INCENTIVO Á LUTA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO
- Promover o respeito aos direitos LGBTQI+ na organização e no planejamento da Central Sindical;
- Comprometer-se com o respeito e com a promoção dos direitos LGBTQI+;
- Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBTQI+;
- Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTQI+;
- Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBTQI+ através da FORMAÇÃO;
- Estimular e apoiar a criação de grupos, núcleos e/ou Secretárias LGBTQI+;
- Promover o respeito aos direitos LGBTQI+ na comunicação e marketing;
- Promover ações de desenvolvimento profissional de pessoas do segmento LGBTQI+;
- Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBTQI+ na cadeia de valor;
- Promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBTQI+ em todas as categorias.
Marcivaldo Santos, ascom CTB Bahia