Bancários da Bahia e Sergipe aprovam propostas dos bancos

Geral CTB Geral 30/08/2018

Os bancários dos estados da Bahia e Sergipe aprovaram a proposta de acordo geral apresentada pela  Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), além das proposições  específicas do Banco do Brasil, Caixa e Banco do Nordeste,  nas assembleias realizadas na noite desta quarta-feira, 29 de agosto.  

Disseram sim às propostas, os trabalhadores das bases de Itabuna, Sergipe, Bahia, Camaçari, Feira, Jequié, Juazeiro, Irecê, Jacobina, Conquista e Extremo Sul da Bahia.  Em Ilhéus, a assembleia acontecerá nesta quinta (30).

Para o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino neto, o resultado das assembleias mostra que a categoria reconheceu que a proposta é boa para o momento. “Conseguimos manter praticamente todas as cláusulas da CCT. Aquelas que mudaram a redação por causa da reforma trabalhista não trouxeram prejuízos para os atuais bancários. Em outro momento político, vamos tentar alterar estes pontos, mas tudo isso está condicionado à grande política, principalmente, à eleição de um presidente que tenha compromisso com os interesses dos trabalhadores”, avaliou.

Direitos garantidos

A proposta da Fenaban, que é válida para todos os empregados de bancos públicos e privados, prevê reajuste de 5% (aumento real de 1,18% sobre uma inflação do INPC projetada em 3,82%) para salários e demais verbas, e garantia de manutenção de todos os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Se aprovado, o acordo terá validade de dois anos, já garantida para 2019 a manutenção de todos os direitos, além da reposição total da inflação (INPC) mais 1% de aumento real para salários e demais verbas.

Nos BB, Caixa e BNB, as propostas mantiveram os direitos dos empregados, um ponto muito importante neste momento de ataques aos direitos  que o país enfrenta.