A Frente Antirracismo do PCdoB realizou, no último sábado (30/06), em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o I Seminário sobre a questão, com o objetivo de apontar alternativas para o fortalecimento das ações de enfrentamento à discriminação racial no estado. O secretário estadual de Combate ao Racismo do Partido, Alexandro Reis, participou do evento.
Junto com Alexandro, também estavam Jerônimo Silva, secretário estadual de Combate ao Racismo da CTB-Bahia; Everaldo Vieira, secretário de Promoção da Igualdade de Camaçari; o presidente do PCdoB no município, Vital Vasconcelos; o vereador comunista Binho do 2 de Julho; a socióloga Jacqueline Andrade; além das militantes Sandra Regina, Negra Magna e Suzana Lima.
Na pauta de discussões, estavam a abolição da escravatura e os temas que perpassam pela questão racial no Brasil, como economia, política – principalmente em relação à baixa representatividade negra no parlamento – e as reformas propostas pelo governo Temer.
O seminário contou com oito intervenções da militância, que apresentou ideias de atuações no enfrentamento ao racismo, em conjunto com a intolerância religiosa, o machismo, a homofobia e a violência contra o trabalhador e a população negra e não negra.
Do encontro, foram extraídas questões que deverão ser apuradas e/ou executadas pelo coletivo partidário. Entre elas, estão:
– Denúncias de violência de agentes públicos na periferia de Camaçari.
– Elaboração de um plano para dialogar melhor com os estudantes nas escolas.
– Destinar mais investimentos e recursos para a luta no combate o RACISMO.
– Debater a construção de um Encontro amplo para o mês de novembro com os partidos de esquerda e centro esquerda de Camaçari e Região.
– Buscar um diálogo mais efetivo com o governador Rui Costa e um novo modelo de segurança pública, também com o olhar dos movimentos sociais.
– Buscar fortalecer e investir em candidaturas de homens e mulheres negras que debatem a temática.
FONTE: PCdoB