Bancos devem respostas aos bancários

Geral CTB Geral 16/09/2014

Não são apensas as cláusulas econômicas que os bancos devem à categoria. Muitas reivindicações sociais ainda estão pendentes e o Comando Nacional dos Bancários vai cobrar durante as negociações desta terça e quarta-feira (16 e 17/09).

Entre as prioridades, o fim das demissões e a ampliação do quadro de funcionários, investimento em segurança, melhores condições de trabalho e igualdade de oportunidades. Inclusive, a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) apresenta o 2º Censo da Diversidade hoje.

Importante destacar que, em 2000, 43% dos funcionários das agências eram mulheres. Hoje, elas são 49%, mas ainda têm o salário reduzido se comparado aos homens, em média 24% a menos. Uma injustiça que pode ser corrigida com um Plano de Cargos e Salários em todos os bancos.

Emprego, saúde, condições de trabalho e segurança entram nos debates de amanhã. Questionada sobre as demissões na rodada do dia 3, a Fenaban argumentou que as dispensas são feitas com "responsabilidade". Os números, no entanto, mostram o contrário. Em seis meses, foram mais de 3 mil desligamentos. Um absurdo.

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia.