A marcha ‘Educação se constrói com democracia’ marcou a abertura da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), na quinta-feira (24), em Belo Horizonte, com participação de lideranças da CTB, da Contee, do Sinpro Minas e de outras entidades educacionais e dos movimentos populares.
A Conape, que vai até o sábado (26), é uma convocação à retomada da democracia no país. “É um processo de resistência, unidade e luta contra as anti-reformas do governo, o desmonte do ensino e o cerceamento ao pensamento crítico na educação”, disse Marilene Betros, secretária de Políticas Educacionais da CTB.
A presidenta do Sindicato da Educação Infantil (Sedin), Claudete Alves, defendeu a luta por uma educação emancipadora e, lembrando a vitoriosa luta dos servidores paulistas contra o desmonte previdenciário proposto pela prefeitura, incentivou a mobilização dos educadores e educadoras de todo o país por seus direitos.
Nesta sexta (25), entre 8h e 12h, diversos pontos da cidade e a Expominas abraçarão atividades de entidades e parceiros estratégicos do campo educacional. Serão apresentações culturais, exposições, mostras, debates, palestras, mesas, painéis, plenárias e reuniões, que transformarão Belo Horizonte em uma capital dedicada à educação.
Portal CTB