Começou nesta quinta-feira (24), em Belo Horizonte, a primeira Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), um espaço de discussão e reflexão de processos pedagógicos e de investimentos, bem como de enfrentamento ao golpe que afeta as políticas educacionais.
A Conape 2018 reúne cinco mil delegadas e delegados de todos os cantos do país, serão debatidos projetos de valorização dos profissionais, o Plano Nacional de Educação, criação de um Sistema Nacional de Educação e a organização do movimento educacional, entre outros temas.
“Para se contrapor ao desmonte promovido pelo governo golpista de Michel Temer nessa área fundamental para qualquer país crescer e desenvolver sua civilização com caráter mais humanizado”, diz Marilene Betros, secretária de Políticas Educacionais da CTB Bahia.
A participação e o debate são essenciais para a consagração dos direitos sociais e o fortalecimento do estado democrático de direito. A Conape é uma grande resposta em defesa da educação e da democracia.