Reunião Ampliada: Debate destaca resistência contra a reforma e unidade na luta
Na tarde desta terça-feira (22), dirigentes e lideranças sindicais de diversas categorias de trabalhadores se reuniram no auditório do Sindicato dos Comerciários, para a Reunião Ampliada da CTB Bahia, com o objetivo de discutir a resolução da direção nacional que defende democracia e campanha para fortalecer os sindicatos.
O encontro também discutiu estratégias para continuar a prestar informação sobre o trabalho sindical e jurídicos, atendimentos e a continuidade da luta com a redução dos recursos provenientes da contribuição sindical, onde o governo enfraquece a atuação sindical, visando o abandono dos trabalhadores, obrigando que os mesmos negociem diretamente com os patrões.
Na ocasião foram debatidos tema como os cortes nas aposentadorias por invalidez e acidente no trabalho, pelo assessor jurídico da CTB Bahia Dr. Marcus Brito, e as ações com obrigações de fazer, cobrando a contribuição sindical, com o assessor jurídico do Sintracom Dr. Jorge Lima.
O presidente da CTB Bahia alertou todos ao retrocesso da reforma Trabalhista. “Está reforma é um retrocesso para toda a classe trabalhadora, a participação dos trabalhadores juntamente aos seus sindicatos é mais importante que nuca neste momento, com essa nova lei, qualquer acordo individual prevalecerá sobre o que consta na legislação, enfraquecendo o trabalhador na negociação”, concluiu Pascoal Carneiro.
O encontro serviu para trocas de experiências sobre formas de sustentação financeira dos sindicatos com a aprovação da reforma Trabalhista, a organização das Regionais da CTB Bahia, filiações e planejamento e para passar informes das eleições sindicais. Por fim ficou deliberado fazer um encontro jurídica reunindo advogados e dirigentes sindicais para aprofunda esse debate.
Por: Marcivaldo Santos