Luta contra demissão na ARDAGH GROUP, em Alagoinhas

Geral CTB Geral 10/05/2018

 

No ano passado, quando o governo lançou a Reforma Trabalhista, sindicatos e movimentos sociais alertaram os trabalhadores que esse era mais um passo para a precarização e maior arrocho da vida laboral. Agora, as mazelas começam a aparecer. 
 
Em nossa base não seria diferente. Há casos de cipistas e trabalhadores doentes, amparados pela Convenção Coletiva de Trabalho, que estão sendo descartados pelas empresas , com alegações diversas. Talvez, por conta dos diversos casos que o pessoal tem divulgado nas redes sociais, em que o trabalhador vem pagando na Justiça os processos ajuizados, as empresas apostam que esses trabalhadores não irão levar à frente a luta por seus direitos .
No dia 23 de abril, a empresa ARDAGH, que fica em Alagoinhas, demitiu mais um trabalhador oriundo da CIPA. Vale ressaltar que a empresa já havia tentado demiti-lo antes. Mas, com muita luta o Sindicato, por via judicial, conseguiu a reintegração dele após um acidente de trabalho. Agora, em processo de Justa Causa, ela demitiu novamente o trabalhador, desta vez com a alegação de que ele feriu o “código de conduta da empresa”. 
 
A empresa, além de mandar mais uma família à amarga situação do desemprego, aumenta o clima de tensão entre os trabalhadores. E muitos deles dizem que “essa pode ser uma armação, pois o cara é que sempre esteve junto ao Sindicato, nas nossas lutas por benefícios ”. O Sindicato não trabalha com alegações, mas não descarta o que o chão de fábrica diz.
 
Quando o Sindicato tomou conhecimento do caso, procurou de imediato a empresa para discutir o assunto e uma possível reversão da demissão. Porém, inflexível em sua posição, a empresa se manteve a demissão de mais um pai de família. O que nos restou foi encaminhar o trabalhador para o setor jurídico, que vai adotar as providências cabíveis.
 
Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Dias D’Ávila