Metalúrgicos(as) de Simões Filho obtêm importante vitória na Justiça

Geral CTB Geral 02/04/2018

Os metalúrgicos e metalúrgicas de Simões Filho (BA) conseguiram uma importante vitória na Justiça, no que se refere ao adicional de insalubridade contra a multinacional Vescon Equipamentos Industriais Ltda/ Cameron Tecnologia de Controle de Fluxo Ltda/Schlumberger Serviços de Petróleo Ltda.
 
O Sindicato dos Metalúrgicos de Simões Filho ingressou com ação coletiva no ano passado, obtendo recentemente laudo favorável aos trabalhadores(as), que mesmo operando em ambiente insalubre não recebiam o adicional de insalubridade.
 
O laudo, emitido por perito designado pela Justiça do Trabalho, concordou que o ambiente de trabalho era altamente danoso, com imenso risco de contaminação por metais pesados e agentes cancerígenos. Também foi concluído que os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) eram absolutamente insuficientes para conter os danos. A ação beneficia diretamente mais de 200 funcionários(as).
 
No entendimento da diretora do Sindicato e funcionária da empresa, Valéria Possadagua, o laudo, como instrumento técnico, é uma peça chave para o processo, uma vez que confirma a posição do Sindicato. A partir do documento, também serão discutidas indenizações e formas de reparação a esses(as) trabalhadores(as).
 
"No atual cenário brasileiro, de retirada de direitos, essa é uma importantíssima vitória, principalmente depois que a reforma trabalhista passou a aceitar que trabalhadores(as) atuem em ambientes insalubres. A nossa luta maior é ir desmontando, dia após dia, a reforma trabalhista, que quer levar a morte trabalhadores e trabalhadoras brasileiros(as)", opinou.
 
A empresa, que começou como Vescon e posteriormente foi comprada pela Schlumberger, fechou a planta de Simões Filho em 2016, porém deixou um rastro de contaminação e adoecimentos, inclusive com funcionários(as) que foram a óbito.
 
A empresa, que produz equipamentos e peças para prospecção de petroleo e gás, continua operando na planta de Taubaté.