O presidente da CTB-BA, Pascoal Carneiro, participou, na manhã dessa terça-feira (27/03), de atividade da Coordenação do Polo Sindical dos Trabalhadores Rurais do Recôncavo Sul, em Santo Antonio de Jesus, onde discutiu a implantação do INSS digital, os impactos da reforma trabalhista e os desafios da classe trabalhadora na atual conjuntura.
Pascoal Carneiro falou sobre a importância dos trabalhadores participarem das eleições de 2018 e eleger deputados federais e estaduais comprometidos com a luta no campo. "A CTB está de portas abertas para a participação e filiação de novos sindicatos. Queremos uma parceria com os trabalhadores rurais que vão participar do congresso da Fetag e eleger o companheiro João da Cruz como o novo presidente da Federação".
Destacou que o INSS digital é uma proposta importante porque democratiza o atendimento, mas requer cautela, uma vez que essa nova ferramenta pode ser danosa aos trabalhadores(as), à medida que os sindicatos não detém o poder de chancela e cria condições para o fechamento de postos e substituição dos(as) servidores(as).
Além disso, a proposta traz prejuízos financeiros aos sindicatos, porque requer computadores de última geração, mais advogados e funcionários. "Toda essa estrutura teria de ser por conta do sindicato, que passaria a realizar todos os pedidos de benefícios, mas não tem o poder do gerenciamento sobre eles".
Ele falou ainda sobre a onda de retrocessos que o Brasil vive, após o golpe na democracia brasileira e a posse do ilegítimo Michel Temer. Destacou os danos da reforma trabalhista, que atinge drasticamente a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e o mercado de trabalho, gerando altíssima informalidade, flexibilização e precarização.
Ele reforçou a importância da unidade e da luta para reverter os retrocessos e frear a política neoliberal em curso, que tenta desmontar o estado brasileiro, cortando investimentos e destruindo o patrimônio nacional.
Compuseram a mesa o secretário de Políticas Sociais da Fetag-BA, João da Cruz, a coordenadora do Polo Sindical do Recôncavo Sul e diretora da Fetag-BA, Renilda da Silva Santos, e o coordenador do Polo Sindical, Paulo Soares. Diversos sindicatos rurais da região prestigiaram a atividade.