Protesto pede respeito da Previdência Social

Geral CTB Geral 08/09/2014

Na manhã desta segunda-feira (08/09), ex-funcionários do Banco do Estado da Bahia (Baneb) realizaram manifestação na frente da sede da Previdência Social, no Comércio. O motivo é a convocação de 251 aposentados por doença ocupacional para revisão do benefício.

 Uma denúncia de 2011 aponta irregularidades em algumas concessões. Mais o maior absurdo é que não houve investigação. Mesmo assim, o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) começou a realizar as perícias e retirar os direitos.

 Para o diretor do Sindicato da Bahia, Reinaldo Martins, a situação é de descaso. “Contribuintes que doaram as vidas ao trabalho agora são desrespeitados. Os aposentados merecem ser tratados com dignidade”. Para os bancários que foram à mobilização, o sentimento é de indignação.

 Aposentados de outras categorias também falaram do que já sofreram. Roberto Aleluia, 65 anos, que trabalhou no Polo Industrial de Camaçari, passou por 17 perícias descabíveis. “Foram seis anos lutando pela aposentadoria por invalidez. Tenho tendinites, duas hérnias de disco, além da diabetes, e não consegui me afastar. Para não fazer uma besteira, contribuir por mais um tempo e me afastei pela idade”, revela.

 A mobilização dos ex-funcionários do Baneb continua nesta quinta-feira (11/09), com uma nova reunião para avaliar a questão. O Departamento Jurídico do SBBA também estuda formas de ingressar com ação no Ministério Público, já que a iniciativa do INSS é abusiva.

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia.