O presidente da CTB-BA, Pascoal Carneiro, avaliou como destacada e importante a participação da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na 13ª edição do Fórum Social Mundial, realizado semana passada, em Salvador. Para ele, a CTB teve papel destacado tanto na organização quanto na promoção de atividades e debates do FSM.
Como o mundo do trabalho foi um dos eixos temáticos do Fórum, a CTB deu importante contribuição. Junto com os sindicatos filiados, protagonizaram expressivos debates, discutindo a reforma trabalhista e seus reflexos para os trabalhadores e trabalhadoras, a reforma da previdência e os funcionários públicos, a reforma agrária e a agricultura familiar, a indústria 4.0 e seus desafio, a importância da democratização da mídia, entre outros. "O evento teve grande importância pela pluralidade na discussão do novo panorama do nundo do trabalho", opinou Pascoal Carneiro.
Além das atividades, a CTB disponibilizou, durante todo o evento, duas tendas à militância, uma em parceria com a Assufba-Sindicato e outra simbolizando a unidade das centrais sindicais. "O FSM é um importante espaço na luta por um Brasil soberano, democrático e mais justo, contra os abusos do capital e contra a lógica nefasta do neoliberalismo. Nesse espaço, reivindicamos mais emprego, mais justiça social, mais direitos, educação de qualidade, previdência pública e respeito à classe trabalhadora", afirmou.