Trabalhadores participam do Grito dos Excluídos em Salvador

Geral CTB Geral 07/09/2014

De baixo de sol e chuva. Assim foi a 20ª edição do Grito dos Excluídos, realizada na manhã deste domingo (7/9), em Salvador. A CTB Bahia participou do desfile puxado pela Igreja Católica e seguido com muito entusiasmo pelo movimento social organizado, que levou as suas principais bandeiras para as ruas do Centro, mesmo debaixo da chuva forte que caiu durante uma parte do percurso. 

Das centrais sindicais ao movimento de luta pela moradia, diversas foram as entidades que responderam ao chamado de “Ocupar as ruas e praças por liberdade de direitos”, como apregoa a tema central do Grito dos Excluídos 2014. Mesmo sem o trio elétrico, que foi barrado pela Prefeitura de Salvador, a caminhada foi animada por bandas de percussão e o grito de guerra dos manifestantes.

Participando do Grito desde a sua fundação, a CTB Bahia defendeu este ano a necessidade de uma reforma política. “Nós consideramos a reforma política um passo fundamental para mudar a situação do nosso país. Precisamos de mecanismos que coíbam o financiamento privado das campanhas, fortaleçam os partidos e garantam maior participação popular, com mais mulheres, negros e jovens nos espaços políticos de poder. Nós defendemos mais povo no parlamento, para que ele seja uma representação da nossa sociedade, o que hoje não acontece”, afirmou o presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira.

Plebiscito popular

O presidente cetebista ressaltou também a importância da realização do plebiscito popular pela convocação da Assembleia Constituinte exclusiva para a reforma do Sistema Político do Brasil.

Na manhã do último sábado, 6 de setembro, a Central realizou uma panfletagem sobre o tema e recolheu votos para o plebiscito em uma das saídas da Lapa, a estação de transporte mais movimentada de Salvador. Durante a ação, muita gente parou para manifestar seu apoio à reforma, saber mais sobre o projeto de iniciativa popular pedindo a Constituinte e até mesmo para mostrar sua insatisfação com o atual sistema político.  

O plebiscito se encerra neste domingo, mas a CTB vai continuar debatendo a necessidade de mudanças com a sociedade e recolhendo assinaturas para o projeto de iniciativa popular pela reforma.