A CTB-BA prestigiou na noite dessa quarta-feira (07/03) a abertura do 13° Seminário Estadual de Políticas Públicas para Mulheres Trabalhadoras Rurais, promovido pela Fetag-BA.
O presidente da CTB-BA, Pascoal Carneiro, destacou a importância da luta das mulheres trabalhadoras na agricultura familiar, que foi a primeira categoria organizada a conquistar paridade de gênero nas instituições sindicais. Ele informou que no próximo Congresso da Fetag-BA, que acontece em junho deste ano, já vai ter paridade nos cargos de direção.
Pascoal Carneiro parabenizou a direção da Fetag pela ousadia e pionerismo em ajudar na organização da luta das mulheres. "As mulheres no campo têm conquistado várias vitórias e devem lutar para não ter retrocesso, porque está em curso no Brasil políticas neoliberais que ameaçam os direitos e a organização dos trabalhadores".
Ele destacou ainda a importância da participação feminina nas eleições deste ano. "As mulheres, que são maioria da população brasileira, devem continuar, com seu voto, elegendo pessoas comprometidas com a luta dos trabalhador@s no campo, que realmente representem os anseios da classe trabalhadora e que atendam a um programa avançado para um Brasil sem machismo".
A secretária de Mulheres da Fetag-BA, Cristina Vitória, destacou a importância do evento, que reúne mais de 200 mulheres, de 16 regiões da Bahia. Ela explicou que o seminário debate o empoderamento feminino, a criação/ampliação de políticas públicas e a participação delas na política.
"Precisamos empoderar as mulheres, inclusive no movimento sindical. Tivemos uma grande conquista que foi a eleição da companheira Josefa Rita como secretária nacional da Contag. Em 54 anos da confederação, conseguimos pela primeira vez que uma agricultora familiar, que é aqui da Bahia, integrasse a Executiva Nacional da Contag. Isso, para nós, é um grande avanço", afirmou Cristina.
O seminário acontece até sexta-feira (09/03), no Centro de Treinamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), na avenida Dorival Caymmi, no bairro de Itapuã.
Fotos: Solange Argolo