As inscrições para participantes e organizações ao Fórum Social Mundial 2018 podem ser feitas até o dia 10 de março, através do site www.fsm2018.org, ou presencialmente durante a realização do evento. A CTB-BA e os sindicatos filiados participarão do evento, que acontecerá de 13 a 18 de março, em Salvador.
Durante o FSM 2018, que tem como lema é “Resistir é criar. Resistir é transformar!”, serão debatidos os seguintes eixos temáticos: Ancestralidade, Terra e Territorialidade; Comunicação, Tecnologias e Mídias livres; Culturas de Resistências; Democracias; Democratização da Economia; Desenvolvimento, Justiça Social e Ambiental; Direito à Cidade; Direitos Humanos; Educação e Ciência, para Emancipação e Soberania dos Povos; Feminismos e Luta das Mulheres; Futuro do FSM; LGBTQI+ e Diversidade de Gênero; Lutas Anticoloniais; Migrações; Mundo do Trabalho; Um Mundo sem Racismo, Intolerância e Xenofobia; Paz e Solidariedade; Povos Indígenas e Vidas Negras Importam.
No 13 de março, a partir das 15h, será realizada a tradicional Marcha de Abertura do Fórum, com o percurso saindo do Campo Grande, passando pela avenida Sete de Setembro até a Praça Castro Alves, onde haverá um palco para apresentações culturais, performances artísticas e musicais. O intuito é estimular organizações, coletivos, redes e pessoas a expressarem suas lutas e reinvidicações.