Tem luta, tem defesa da classe trabalhadora. A CTB-BA paralisou uma das mais importantes regiões comerciais de Salvador, na manhã desta segunda-feira (19/02), em protesto ao projeto de reforma da Previdência e contra a tentativa de o governo Temer de colocá-la em votação na Câmara Federal.
A região do Shopping da Bahia (antigo Iguatemi), que interliga importantes avenidas da capital baiana, teve o trânsito paralisado por duas horas. Rodoviários pararam os ônibus que circulavam pela via, em apoio ao protesto. Dirigentes sindicais alertaram à população e chamaram a atenção da mídia para os prejuízos da reforma, que acaba com o direito de aposentaria de milhões de trabalhadores.
Os sindicalistas lembraram que não há déficit na Previdência, que os servidores públicos não gozam dos privilégios anunciados pelo governo e que a reforma favorece única e exclusivamente ao capital financeiro, em nome de quem Temer governa.
O presidente da CTB-BA esclarece que a reforma proposta pelo presidente ilegítimo retira direitos, penaliza o trabalhador mais pobre, amplia as desigualdades sociais e aumenta a concentração de renda no país.
“Pela proposta, milhões de trabalhadores perderão o direito de se aposentar. Essa reforma é nefasta para a classe trabalhadora. Essa é a verdade. É isso que a população precisa saber. Não acredite nas mentiras do governo Temer. Precisamos lutar e resistir contra o desmonte da Previdência e defender nossos direitos, que foram duramente conquistados”, afirmou Pascoal Carneiro.
Sindicalistas de diversas categorias participaram da manifestação, inclusive rodoviários, professores, servidores técnicos federais, metalúrgicos, aeroviários, bancários, comerciários, entre outros.
A manifestação faz parte das atividades do Dia Nacional de Luta Contra a Reforma da Previdência. Desde o ano passado, as centrais sindicais estão realizando uma jornada de ações contra a política de retirada de direitos do governo Temer.
NOVO PROTESTO, ÀS 15H
À tarde, os manifestantes se reúnem no bairro do Campo da Pólvora, às 15h, para mais um protesto. A pauta é a mesma: lutar contra a reforma da Previdência e contra a política de retirada de direitos do governo Temer. A CTB-BA convoca os sindicatos filiados a participarem do ato, que conta com a participação dos movimentos sindical, social, popular e estudantil.