A CTB-BA, após reunião ampliada, inclusive com o departamento jurídico da entidade, encaminha aos sindicatos filiados editais referentes à cobrança do imposto sindical, para serem discutidos com suas respectivas categorias.
A central salienta que o imposto sindical não deixou de existir, mas que deve ser recolhido com autorização da categoria, após decisão em assembleia-geral. Sendo assim, é fundamental que as entidades sindicais dêem visibilidade aos editais, convoquem os trabalhadores e discutam o tema em assembleia.
Além disso, os sindicatos devem reforçar os esclarecimentos à base sobre a importância do imposto e combater a propaganda contrária ao desconto, informando, devidamente, como a contribuição sindical fortalece com o sistema confederativo de representação, proteção e luta da classe trabalhadora. É importante frisar que foi por meio dessas lutas que os trabalhadores conquistaram décimo terceiro salário, férias, aviso prévio, seguro desemprego, licença maternidade, entre outros.
Os sindicatos filiados também devem procurar a orientação de seu departamento jurídico. Os documentos também foram disponibilizados no site, na aba "Publicações".