A primeira reunião da campanha salarial unificada dos comerciários 2018 aconteceu nesta segunda-feira (29/01), com o presidente do sindicato patronal de supermercados, Teobaldo Costa. O presidente do SintraSuper, Adilson Alves, entregou a pauta de reivindicações e solicitou uma agenda para iniciar logo as negociações.
O dirigente esteve acompanhado do vice-presidente, Edvã Galvão, e do diretor Evangelista Rios. No espírito da unidade dos comerciários para essa campanha, estiveram presentes os dirigentes do Sindicato dos Comerciários, Ailton Plínio e Reginaldo Oliveira, que também é presidente da FEC Bahia (Federação dos Comerciários da Bahia).
“A campanha toda será assim, com todos juntos nas manifestações e negociações, nos supermercados e no setor lojista. A unidade da categoria será fundamental para um resultado vitorioso”, afirmou Adilson Alves. Segundo Oliveira, a FEC Bahia acompanhará e dará todo apoio ao SintraSuper, ao Sindcom e aos sindicatos do interior que também estão na campanha unificada. “Esta semana ainda será entregue a pauta no setor lojista. Estaremos todos juntos para mostrar a força da categoria comerciária”, completou.
BONS NÚMEROS DO SETOR
No material de campanha, o Sindicato mostra como os últimos números publicados (novembro/2017) revelam a força do setor: +5,85% (em valores nominais: comparado a nov/2016), +4,65% (acumulado do ano: nov/2016 a nov/2017), +2,95% (em valores reais: comparado a nov/2016).
SETOR LOJISTA
Depois do lançamento da Campanha Salarial Unificada 2018 na festa do Bonfim, dirigentes do Sindicato distribuíram o jornal da entidade e iniciaram o debate com a categoria. A ação coletiva aconteceu nesta sexta-feira (26/01), na Ferreira Costa e no Shopping Paralela.
“Agora, é ganhar shoppings e o comércio de rua para mobilizar os comerciários e as comerciárias. Vamos também iniciar as negociações com o Sindicato dos Lojistas, apostando na força da categoria para assinarmos um bom acordo”, afirmou o presidente do Sindcom, Jaelson Dourado.
COMÉRCIO BEM
No material que será distribuído a partir da próxima semana, o Sindicato mostra como os números das vendas no Natal revelam a força do comércio: Varejo geral (+5,6%), Shoppings (+6%) e pela Internet (+13%). Fonte: Serasa Experian.
PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES - CAMPANHA UNIFICADA
Reajuste: 10%
Alimentação: R$ 15,00
Piso: R$ 1.172,60
Dia dos Comerciários: 22 de outubro
Informações: Ascom/Comerciários