Federação dos Comerciários inaugura nova sede

Geral CTB Geral 02/09/2014

Foi inaugurada no último final de semana (30/8), a sede da Federação dos Comerciários da Bahia (FEC-BA). Localizada em Salvador, no bairro de Nazaré, a FEC representa os principais Sindicatos da categoria no estado e tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da luta da classe trabalhadora. A nova sede vai assessorar a luta e integrar novos sindicatos do comércio e de serviços. A inauguração aconteceu durante o 1° Encontro de Planejamento Estratégico e Situacional da Federação que contou com a participação dos dirigentes sindicais da base da FEC.

A FEC é uma Federação intermunicipal que representa setores organizados e agrega hoje os principais sindicatos do setor de comércio de bens e de serviço no estado. São filiados à FEC o Sindicato dos Comerciários de Itabuna; Itaberaba; Itamaraju; Juazeiro; Irecê; Paulo Afonso; Guanambi; Serrinha; Salvador; Santa Barbara; Ubatã; Nossa Senhora do Socorro (Sergipe) e o Sindicato dos Trabalhadores do Supermercado de Salvador (Sintrasuper). Por outro lado, A FEC também está tratando da organização de outros sindicatos. Isso fortalecerá ainda mais a Federação.

Durante o encontro, foram definidas as ações no sentido de consolidar a luta classista no ramo de comércio e serviços no Estado da Bahia. De acordo com José Rios, coordenador geral do Centro de Estudos Sociais e Sindicais Bahia (CES-BA), que foi o facilitador do Seminário, “o encontro serve como parâmetro para que os dirigentes possam organiza o trabalho nos próximos 24 meses, dentro de uma perspectiva que consolide a luta do sindicalismo classista do comércio de bens e de serviço na Bahia, criando assim, uma perspectivas que amplie essa luta”. Informou.

Segundo o presidente, da FEC, Reginaldo Oliveira, o encontro foi muito importante para a organização dos comerciários. Para ele, “o Seminário de Planejamento aconteceu em um momento especial com um cenário político diferenciado, o período eleitoral, e dentro desse cenário foi feito um diagnostico da luta dos comerciários a curto e a médio prazo.” Também foi levantada a importância da comunicação em uma era digital, na qual, as informações são divulgadas em tempo real.

“A FEC não pode abrir mão de uma comunicação eficaz, rápida. Precisamos, dentro das perspectivas do que discutimos no Seminário, precisamos adequar a nossa sede nesse mundo digital com equipamentos adequados para uma comunicação em tempo real. Assim, difundiremos e consolidaremos as bandeiras classista e a luta dos nossos sindicatos. Além disso, devemos integrar os nossos sindicatos dentro dessa nova realidade.” Disse o presidente.

O seminário que aconteceu na Sede do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Salvador teve duração de 20 horas. Durante as atividades, os dirigentes participaram de dinâmica e debates sobre diversos temas.

 

Fonte: Ascom da Federação dos Comerciários da Bahia.