O clima de pânico e medo toma conta da Vale Manganês, em Simões Filho. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, os trabalhadores do turno de revezamento vivem em constante medo, com as invasões que acontecem na madrugada e nos fins de semana.
“É uma verdadeira maratona que os vigilantes fazem para tentar manter o mínimo de ordem e evitar uma tragédia com os empregados que estão expostos à ação truculenta de bandidos. É lamentável essa situação”, disse um dirigente sindical.
De acordo com o Sindicato, são trocas de tiros constantes e a todo momento é comum a presença de viaturas circulando na área em busca de assaltantes. A ousadia é tamanha que os assaltos também acontecem à luz do dia. Vários trabalhadores já sofreram o constrangimento de serem roubados dentro da área industrial.
Os bandidos levam relógios, celular, carteiras e mochilas sem que a Vale se responsabilize pelo ressarcimento dos bens. A Vale precisa assumir esse prejuízo dos trabalhadores.
Esses fatos causam bastante preocupação ao Sindicato, que exige da empresa medidas para garantir a segurança e integridade física dos seus funcionários.
* Texto Acom/Sindicato dos Metalúrgicos