O Curso Básico de Sindicalismo, oferecido pela CTB-BA, para os sindicatos filiados de Salvador e Região Metropolitana, foi um sucesso total. O auditório do Sinpojud ficou cheio nos dois dias de aula, contando com a presença e participação de dirigentes sindicais de 10 categorias.
Participaram trabalhadores e trabalhadoras da saúde pública, educação, metalúrgicos, judiciário, bancários, serviço público municipal, rodoviários, comerciários, têxtil e trabalhadores em postos de combustível.
“Depois de mais de um ano fazendo cursos no interior, voltamos a fazer um curso de formação em Salvador, onde a receptividade das categorias foi muito boa, com expressiva participação dos sindicatos”, afirmou a secretária de Formação da CTB-BA, Inalba Fontenelle.
O presidente da CTB-BA, Pascoal Carneiro, prestigiou o curso, no segundo dia, cumprimentando os participantes e falando sobre a importância da união e luta dos trabalhadores e trabalhadoras nesse momento que o país vive, de retirada de direitos, desemprego e desmonte do Estado de Bem-Estar Social.
Durante sua fala, ele se comprometeu a fortalecer, ainda mais, as atividades da central voltadas à formação da classe trabalhadora.
Os temas discutidos foram: ‘A origem e o papel do sindicato e história do movimento sindical’, com Walter Cândido; ‘Transformações do mundo do trabalho’, com Francisco André; ‘Concepções sindicais’, com Agnaldo Mattos; ‘Concepção sindical e política da CTB’, com Flora Brioschi; e ‘Metodologia para análise de conjuntura’, com Inalba Fontenelle e Antonio Patrício.
Os cursos de formação são importantes, porque multiplicam conhecimentos e conferem aos dirigentes subsídios para a disputa política, com entendimentos tanto sobre a conjuntura quanto sobre a relação capital x trabalho.