Sindicatos da Bahia e Sergipe comemoram o Dia do Bancário

Geral CTB Geral 28/08/2014

O Dia do Bancário, comemorado nesta quinta-feira, dia 28 de agosto, homenageia a luta de uma importante categoria por seus direitos e conquistas. A data marca a primeira greve nacional dos bancários, em 1951, por reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

A data foi oficializada por deliberação do 4º Congresso Nacional dos Bancários em 1952, mas só em 1964 foi transformada em lei. Na base da Bahia e Sergipe, os sindicatos realizam várias atividades para comemorar:

Salvador - O Sindicato da Bahia promoveu uma verdadeira festa no Banco do Brasil do Comércio, com bolo, palhaços, bolas para decoração, etc.. Depois os diretores do SEEB-BA seguiram com as manifestações nas agências da Calçada para tratar sobre a campanha salarial.

Itabuna - O Sindicato de Itabuna realizou na manhã desta quinta-feira o já tradicional Café Musical em comemoração ao Dia do Bancário. O evento aconteceu novamente na Estação da Pizza, restaurante no centro da cidade e contou com a participação de 250 pessoas, entre bancários, tercerizados, vigilantes, pessoal da manutenção de agências, estagiários e amigos da categoria. O Café Musical contou com apresentação da Banda Manzuá. Após o evento, diretores do Sindicato se dirigiram para a agência do Bradesco, na Avenida do Cinquentenário, onde realizaram manifestação da Campanha Salarial mobilizando a categoria e denunciando aos clientes os abusos dos bancos.

Vitória da Conquista - Foi realizado o Campeonato Integração Bancária de Futebol Soçaite, no último domingo (24), para marcar o Dia do Bancário, com confraternização na AABaneb.

Sergipe - Nesta quinta, às 19h, o Sindicato de Sergipe realiza no auditório o debate com o tema "As eleições e os trabalhadores" e inaugura a Exposição Fotográfica dos Presidentes da entidade. Na sexta-feira (29), a Câmara de Vereadores de Aracaju fará uma Sessão Solene alusiva aos 80 Anos do SEEB/SE. A propositura foi apresentada pela vereadora Lucimara Passos (PCdoB).

Jacobina - Em Jacobina, o Dia dos Bancários foi comemorado na Praça Rio Branco, com muita descontração, distribuição de torta e refrigerantes para a categoria e o povo em geral. Os bancários vieram em grande número para comemorar, protestar contra os banqueiros e dar o pontapé na Campanha Salarial 2014.

 

Fonte: Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe.