Atos marcam o Dia da Consciência Negra em Salvador

Geral CTB Geral 20/11/2017

O líder quilombola Zumbi dos Palmares será o ponto de encontro das duas tradicionais caminhadas do Dia da Consciência Negra, comemorado nesta segunda-feira, dia 20. A confluência entre os atos acontecerá, por volta das 17h30, na estátua em homenagem a ele, na Praça da Sé, no Pelourinho.

O primeiro ato reunirá os blocos afros em uma peregrinação que começa por volta das 14h, no Curuzu, bairro da Liberdade, e termina no Centro Histórico da capital baiana. O segundo, organizado pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), terá concentração às 15h, no Campo Grande, e percorrerá a Avenida Sete de Setembro, passando pela Praça Castro Alves, até o busto em homenagem ao maior líder do Quilombo dos Palmares.

Show

A finalização das comemorações, como também se repetiu em anos anteriores, se dará com um show ali perto, no Terreiro de Jesus.

Organizado pela Convergência Negra – entidade que reúne as instituições nacionais do movimento negro brasileiro –, o evento pretende servir como canal para protestos contra ações do governo Michel Temer consideradas racistas e reacionárias.

Homenagens

Apesar do protagonismo das caminhadas que ocorrem à tarde, desde a manhã, haverá ações em homenagem a Zumbi pela cidade, considerada a mais negra do país. A Unegro (União dos Negros pela Igualdade) promoveu uma lavagem na estátua do quilombola.

 

Com informações de A Tarde