Para Fetim-BA, reforma trabalhista é um atentado aos trabalhadores

Geral CTB Geral 26/10/2017

Os impactos provocados pela reforma trabalhista foram discutidos nesta quinta-feira (26/10), em seminário realizado pela Fetim (Federação dos Metalúrgicos e Mineradores da Bahia), no auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia, em Salvador. Lideranças metalúrgicas e da CTB prestigiaram o evento, além de representantes de outras categorias, como os bancários. Os advogados Moacir Martins e Marcelly Lima foram os palestrantes convidados.


Com o tema "Reforma Trabalhista e Terceirização", o seminário detalhou as principais mudanças causadas pela reforma. A partir do dia 11 de novembro, todos os contratos de trabalho, antigos e novos, passam a funcionar de acordo com as regras aprovadas na reforma, que alteram diversos pontos como: férias, horas extras, jornada de trabalho, rescisão contratual, modalidades de contratação e o modo de contabilizar as horas trabalhadas.

"As mudanças contemplam principalmente os interesses dos patrões e deixam mais vulnerável a condição do trabalhador. A reforma trabalhista é o maior atentado contra os trabalhadores desde a criação da CLT, em 1943", explica Aurino Pedreira, presidente da Fetim.

Além de apontar os desafios, o seminário também debateu a importância da classe trabalhadora fortalecer a unidade, como forma de enfrentar os ataques. "A luta não terminou com a aprovação da reforma trabalhista. Mais do que nunca, os trabalhadores precisam ir pra rua, aumentar a mobilização popular e lutar pelos seus direitos", diz Pascoal Carneiro, presidente da CTB/BA.

O seminário também reafirmou a união dos metalúrgicos em torno do Dia Nacional de Mobilização, convocado para 10 de novembro, contra a reforma trabalhista e em defesa dos direitos, atividade que já sofreu adesão de várias categorias em todo país. Vão ser feitas manifestações e paralisações com o objetivo de chamar atenção aos graves ataques sofridos pela classe trabalhadora, pelo governo golpista do presidente Temer.

 

 

Texto: Ascom/Sindicato dos Metalúrgicos