Taxa de desemprego se mantém estável na RMS

Geral CTB Geral 27/08/2014

Apesar do clima de pessimismo alardeado pela grande imprensa, o mercado de trabalho tem dado sinais de estabilidade. É o que acontece, por exemplo, na Região Metropolitana de Salvador onde a taxa de desemprego ficou em 18% da População Economicamente Ativa (PEA) em julho, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego realizada pela SEI em parceria com o Dieese, Seade e a Setre. A taxa é praticamente a mesma de junho que foi de 18,2%.

O número não é animador, já que o contingente de desempregados é de aproximadamente 336 mil pessoas, 6 mil a menos que no mês anterior. Esse resultado deveu-se à redução da PEA em 13 mil pessoas, mais que suficiente para compensar a queda do número de pessoas ocupadas, 7 mil.

Segundo os principais setores de atividade econômica analisados, houve redução no número de ocupados na construção (3 mil ou 1,9%), no comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (3 mil ou 1,0%) e na Indústria de transformação (2 mil ou 1,5%). A ocupação ficou relativamente estável no setor de serviços (+1 mil ou +0,1%).

Nos últimos 12 meses, o emprego assalariado cresceu 5,7%, devido ao aumento do emprego no setor privado e público. No setor privado, registrou-se aumento do assalariamento com carteira de trabalho assinada e decréscimo do sem carteira. Houve aumento também no contingente de trabalhadores no agregado outras posições ocupacionais, que incluem empregadores, trabalhadores familiares e donos de negócio familiar, além de declínio no número de autônomos e no de empregados domésticos.

Com informações da SEI Bahia.