O Retrato do Adoecimento no Setor Bancário na Bahia será apresentado em audiência pública realizada pelo Ministério do Trabalho, nesta sexta-feira (27/10), às 8h30, na sede do órgão, no Corredor da Vitória, em Salvador.
Nos últimos 20 anos, houve um aumento, sem precedentes, no adoecimento dos bancários, não só de LER (Lesões por Esforços Repetitivos), mas principalmente de transtornos mentais. O alto índice de adoecimento resulta em afastamentos pelo INSS, aposentadorias por invalidez e muitas ações judiciais com pedido de indenização por danos morais. Foi o que o comprovou dados do INSS, Justiça do Trabalho, fiscalização do Ministério do Trabalho e atuação do MPT.
O Ministério Público do Trabalho recebeu 65 denúncias de assédio moral no setor bancário de 2012 a 2014. Também houve crescimento no número de ações individuais na Justiça do Trabalho contra bancos. Passou de 2,3% do total das ações em 2009 para 4,6% em 2016.
Outro dado preocupante é que a concessão de benefícios pelo INSS a bancários tanto por acidentes de trabalho quanto por adoecimento cresce ano após ano. Teve salto de mais de 100 casos em 2010 para quase 900 em 2015.
Os principais fatores apontados para o alto número de afastamentos e aposentadorias são as ações e violência, como assaltos e explosões de caixas eletrônicos, e o alto nível de exigência dos bancos por resultados, através de metas abusivas por mais lucro.
PROGRAMAÇÃO
8h30 – Mesa de abertura
9h – Introdução
Ana Emilia Albuquerque da Silva (Procuradora Regional do Trabalho do MPT)
9h30 – Explanação do Sindicato dos Bancários da Bahia
Augusto Vasconcelos (Presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia)
10h – Explanação sobre o documento Retrato do Adoecimento dos Bancários no Estado da Bahia
Cristiane Maria Galvão Barbosa (Médica do Trabalho da FUNDACENTRO)
Suerda Fortaleza de Souza (Médica do Trabalho do CESAT)
13h – Explanação dos Bancos
13h30 – Explanação do Ministério do Trabalho do Brasil
Fernando Donato Vasconcelos (Auditor Fiscal do Trabalho da SRT-BA)
15h30 – Debate
16h – Conclusão