Encontro da Juventude Bancária foi um sucesso

Geral CTB Geral 25/08/2014

Os bancários jovens presentes no 3º Encontro da Juventude assumiram o compromisso de, através das ações sindicais e participação ativa no movimento, atraírem cada vez mais jovens para as lutas dos trabalhadores.

O Encontro, realizado no último fim de semana, contou com a presença de 130 jovens bancários da Bahia e Sergipe e teve como provocação inicial a palestra do jornalista Altamiro Borges, sobre conjuntura política. “Estamos vivendo uma fase muito contraditória. A juventude tem dado sinais de insatisfação, mas, por outro lado, essa insatisfação não tem sido canalizada. Uma alternativa para os jovens é ir para dentro dos sindicatos e arejar as ideias nas entidades. A mudança depende dessa mobilização”, afirmou.

A programação que se seguiu à palestra facilitou a participação, com a divisão em grupos de trabalho. O evento, bastante elogiado, reúne forças para as novas batalhas da categoria.

 Nova etapa

Para o presidente do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos, este é o início de uma nova etapa para os bancários. “Nossa geração assume a responsabilidade de dar continuidade à bela história de lutas da categoria e seguir adiante com novos caminhos e grandes conquistas”.

A iniciativa de reunir jovens para debater temas específicos desta faixa etária é da Feeb (Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe), com grande apoio do Sindicato da Bahia. Segundo o presidente da Federação, Emanoel Souza, o evento é um importante passo na busca por renovação das ideias. “O encontro reforça a nossa política de dar voz aos jovens, e, além disso, empoderá-los para buscar intervenções a partir das suas reivindicações”.

Ao final do evento, foi aprovada a ampliação das discussões para que outros Estados também participem das conversas. Serão mais jovens e mais espaços para o debate democrático por mudanças e contra o retrocesso.

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia e Sergipe.