CTB participa de audiência pública contra o desmonte dos bancos públicos

Geral CTB Geral 09/10/2017

A CTB-BA participou na manhã desta segunda-feira (09/10), na Assembleia Legislativa da Bahia, da audiência pública “Os impactos da reestruturação dos bancos públicos na economia baiana”, convocada pelo deputado Jean Fabrício (PCdoB).

O evento discutiu a gravidade do fechamento de agências no Estado e a diminuição do quadro de funcionários da Caixa, Banco do Brasil e BNB, o que têm gerado transtornos para a população baiana.

O desmonte dos bancos públicos foi criticado pelo presidente da CTB-BA, Pascoal Carneiro, presente ao evento. Para ele, a política neoliberal de destruição do patrimônio público, levada a cabo pelo governo Temer, é danosa em todos os sentidos, tanto para a sociedade quanto para a economia. “O governo Temer governa para o capital financeiro e não tem qualquer compromisso com a classe trabalhadora e/ou com o país”, afirmou.

Para Emanoel Souza, presidente da Federação os Bancários da Bahia e Sergipe, filiada a CTB, “a defesa dos bancos públicos é a defesa de mantermos viva a esperança de um projeto de nação soberana. Os bancos públicos são o instrumento do Estado brasileiro, não interessa qual seja o governo, para intervir na economia em favor do desenvolvimento econômico”.

Para Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, os bancos públicos são fundamentais para o desenvolvimento do país. “São os principais financiadores da indústria, agricultura, habitação e programas sociais. O governo Temer, comprometido com interesses dos bancos privados, quer desmontar os bancos públicos, atacando a maioria da população”.