O Coletivo Nacional de Igualdade Racial da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) definiu ações para empoderar a luta contra o racismo e o desmonte do Estado brasileiro.
Entre as medidas, discutiu-se a participação da CTB na Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), no ano que vem. “Decidimos ampliar a organização e mobilização para caminharmos unidos contra a precarização do trabalho e com o crescimento do racismo na sociedade brasileira”, afirma Mônica Custódio, secretária da Igualdade Racial da CTB.
O coletivo pretende estimular a participação dos sindicatos filiados a CTB nos atos do Dia Nacional da Consciência Negra - 20 de novembro. A ideia é organizar um seminário sobre os 130 anos da Abolição, tendo como temas centrais: trabalho, mulher e o momento histórico.
Ainda ficou decidida a realização de uma cartilha sobre os ataques aos direitos da população negra e a revista Rebele-se. "Estamos na resistência para termos de volta a democracia para avançarmos a uma sociedade onde prevaleça o respeito e a dignidade", afirmou Custódio.
A CTB-BA esteve representada pelo diretor de Igualdade Racial, Jerônimo da Silva Júnior, que participou das discussões.