Começou o Outubro Rosa: a CTB-Bahia apoia a campanha

Geral CTB Geral 03/10/2017

Já começou a campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, que é o segundo tipo mais frequente da doença no mundo e que atinge potencialmente mulheres, mas também homens. A intenção da campanha é aumentar os diagnósticos precoces.

Como vem acontecendo em anos anteriores, a CTB-Bahia apoia e adere à campanha, ajudando a informar e alertar trabalhadores e trabalhadoras sobre os riscos, características e  medidas de prevenção do câncer de mama.

Por ano, no Brasil, são diagnosticados mais de 50 mil casos. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico. A doença tem elevado percentual de cura quando o tumor é identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores de 2 centímetros de diâmetro, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

É importante dizer que existe tratamento para câncer de mama e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

RECOMENDAÇÕES

- Autopalpação das mamas no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, sem necessidade de uma técnica específica de autoexame.

- Mamografia - 1 a cada 2 anos para mulheres de 50 e 69 anos. Porém, ginecologistas indicam 1 por ano após 40 anos. Essa é também a rotina adotada na maior parte dos países que implantaram o rastreamento do câncer de mama e tiveram impacto na redução da mortalidade por essa doença.

- Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

CAMPANHA

O movimento começou a surgir em 1990, em Nova Iorque, ou seja, há 17 anos, diante da constatação de que muitas mulheres estavam morrendo porque não faziam nenhum controle mamário. A corrida pela cura foi o marco.

Hoje, o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo. Em Paris, o governo acende de luzes rosa a Torre Eiffel, um dos cartões postais mais conhecidos do mundo, em adesão à campanha. No Brasil, o Inca aderiu em 2010 e o assunto vem ganhando mais espaço na mídia e nas redes sociais.