Em referência à Mobilização Nacional em Defesa dos Bancos Públicos, diretores do Sindicato dos Bancários da Bahia percorreram, na quarta-feira (20/09), as agências do Comércio e Paripe, em Salvador. Nesta quinta-feira (21/09), os protestos contra a reestruturação dos bancos públicos seguem, com manifestação em frente à agência de Campinas de Pirajá, que corre risco de fechamento.
O objetivo é alertar a população e combater o desmonte das instituições financeiras, promovido pelo governo ilegítimo de Michel Temer, além de destacar a importância das estatais para a soberania nacional e o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Temer deixa de lado o valor que os bancos públicos têm para a economia nacional, inclusive para fazer frente à recuperação da crise econômica, em prol dos desejos do grande capital.
O governo não se compromete com o futuro da população, sobretudo a de baixa renda, que será prejudicada pela falta de fomento de crédito e da extinção dos programas sociais. Lamentável.
FECHAMENTO DE AGÊNCIA
Em Paripe, os diretores protestaram contra o fechamento da agência da Caixa. Outras manifestações estão sendo organizadas.
Aberta há dois anos, agência de Paripe atende aos moradores de uma das regiões mais carentes de Salvador. Talvez por isso, a unidade tenha entrado no projeto de reestruturação proposto pelo governo ilegítimo de Michel Temer.
“A Caixa é um banco público, que precisa ir onde o povo necessita dela e não deve ter o lucro como único objetivo, como fazem os bancos privados. Abrir mão disso é enfraquecer o papel social da Caixa, que é imprescindível para o desenvolvimento do país”, ressaltou o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, que participou do protesto.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Em Salvador, no dia 9 de outubro, na Assembleia Legislativa da Bahia, acontecerá audiência pública para discutir os impactos da reestruturação dos bancos públicos no estado. A audiência foi solicitada pela Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e o Sindicato dos Bancários da Bahia à bancada do PCdoB. Os superintendentes do BB, da Caixa e do BNB, além dos deputados estaduais e federais serão convidados. Já em Juazeiro, interior da Bahia, será realizada uma Sessão Especial em defesa dos bancos públicos, no dia 10 de outubro, na Câmara de Vereadores. O evento foi requerido pelo vereador Agnaldo Meira (PC do B).
Os bancos públicos são de grande importância para o desenvolvimento econômico e social do país. O Banco do Brasil financia 61,3% do crédito agrícola. A Caixa é responsável por 66,8% do financiamento de imóveis, incluindo o projeto Minha Casa Minha Vida, do governo federal. Já o Banco do Nordeste, criado para alavancar o crescimento da região nordestina, tem sido uma importante fonte de crescimento e bem-estar para a região.
Essas empresas também sofrem processos de reestruturação que objetivam o seu sucateamento, com fechamento de unidades, menos mão de obra e consequente precarização dos serviços.
Informações: SEEB-BA/FEEB-BA