CTB participa de sessão solene pelos 100 anos da Revolução Russa

Geral CTB Geral 18/09/2017

Em homenagem aos 100 Anos da Revolução Russa, aconteceu nesta segunda-feira (18/09), pela manhã, sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, que contou com a presença de personalidades, políticos, dirigentes sindicais, militantes partidários, entre outros.

Após a sessão, houve o lançamento do livro ‘100 Anos da Revolução Russa - legados e lições’, da Editora Anita Garibaldi. A sessão foi proposta e realizada pela bancada do PCdoB - composta pelos deputados estaduais Fabrício Falcão, Bobô e Zó -, com apoio da Fundação Maurício Grabois (FMG).

O presidente nacional da FMG e ex-presidente do PCdoB, Renato Rabelo, participou do evento e afirmou que a Revolução Russa é um patrimônio da coletividade e mantém viva a perspectiva revolucionária.

Ele deixou a mensagem de que se Lênin, para construir a Revolução de 1917, estudou a Revolução Francesa e aplicou os ideais da Comuna de Paris, também hoje os trabalhadores e trabalhadoras devem revisitar as bases e acontecimentos da Revolução Russa para construir novas perspectivas de mudança e transformação social.

O presidente da CTB-Bahia, Pascoal Carneiro, presente à sessão, considerou a palestra dada por Renato Rabelo como uma “aula de política”, na qual a Revolução Russa foi apresentada como um dos mais importantes acontecimentos políticos da história da humanidade.

Para ele, embora muita coisa tenha mudado desde 1917, muitas situações se mantêm na atualidade, o que mostra que a luta deve ser contínua. “O capitalismo imperialista que existia no início do século passado, ainda se mantém nos dias de hoje, porém mais avançado. Os opressores, colonialistas e imperialistas que existiam naquela época, também existem hoje. O capitalismo estava em crise nos tempos da revolução, e também hoje vive uma profunda crise. Assim, temos bases comuns para aprender e tirar lições com esse grande acontecimento histórico”, pontuou.