Fortalecimento do turismo é um dos legados da Copa 2014

Geral CTB Geral 08/07/2014

Encerrada a fase de grupos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, os números revelam que a ocupação hoteleira nas cidades-sede dos jogos foi de cerca de 90% nos dias das partidas e na véspera. Os dados são do Fórum de Operadores Hoteleiros (FOHB).

No período entre 11 e 18 de junho, que correspondeu aos primeiros jogos da fase de grupos do Mundial de Futebol, a média geral de ocupação hoteleira nas 12 cidades-sede, segundo o FOHB, ficou em 80%, com os maiores índices no Rio de Janeiro (92%) e Salvador (90%).

Na primeira etapa do campeonato, os jogos realizados na Fonte Nova trouxeram à capital baiana as torcidas da Espanha, Holanda, Alemanha e Portugal. Na sequência, vieram as da Suíça, França, Bósnia e Irã. Na primeira semana de julho, Salvador registrou a forte presença de visitantes dos Estados Unidos, Bélgica, Costa Rica e o retorno da Holanda.

Além da grande movimentação nos hotéis, cerca de 70 mil turistas estrangeiros frequentaram bares, restaurantes, lojas e prestadores de serviço, fortalecendo os negócios e a economia da capital baiana. Nesse período, com a realização da festa do São João, o total de visitantes chegou a 700 mil na Bahia.

O secretário estadual do Turismo, Pedro Galvão, afirma que a chamada ‘invasão’ estrangeira foi muito bem-vinda. “Os jogos na Arena Fonte Nova trouxeram brasileiros e turistas de diversas nacionalidades, que incrementaram a economia local e ofereceram a perspectiva de crescimento futuro desse setor”.

Fonte: Secom Bahia