Brasil tem 29 homicídios de crianças e adolescente por dia

Geral CTB Geral 30/06/2016

O Brasil está em terceiro lugar em homicídios de crianças e adolescentes em uma lista de 85 nações. Por dia são 29 vítimas de assassinato no país, com o número de crianças e adolescentes negras sendo três vezes maior que o de brancas, de acordo com estudo da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais.

Tendo como destaque, a Bahia teve o maior número de assassinatos de crianças e adolescentes em 2013, com 1.171 casos, Salvador encontra-se em 9º lugar nas cidades com mais vítimas com um índice igual a 8,32.

O homicídio é o principal motivo do aumento das mortes das vítimas por causas externas. Segundo o relatório Violência Letal contra crianças e adolescentes os assassinatos representam cerca de 2,5 do total de mortes até os 11 anos, aos 12 anos o número de vítimas é maior chegando a 6,7, já entre as mortes aos 14 anos, 25,1% são por homicídio, enquanto 48,2% atinge o percentual de óbitos aos 17 anos.

O estudo foi produzido a pedido do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Secretaria de Direitos Humanos em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).