Delegações de trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o estado participam nesta quinta-feira (9/6), do Grito da Terra Bahia 2016. Organizado pela Fetag-BA, o evento acontece no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A concentração pela manhã foi em frente a Secretária do Trabalho, Emprego e Renda (Setre) e a Assembleia Legislativa.
O Grito da Terra é realizado todos os anos, como forma de pressionar o governo pela adoção de política públicas que garantam trabalho para homens e mulheres dos campos, promovendo o acesso à terra e fortalecendo a agricultura familiar.
Na pauta entregue ao governo dia 18 de maio, os trabalhadores reivindicam acesso á terra como início do processo produtivo, crédito, assistência técnica pública gratuita continuada e de qualidade, saúde, educação, esporte, segurança no campo, habitação rural, regulação fundiária, titulação das terras, dentre outras demandas.
A Fetag Bahai espera que o Governo reconheça e valorize os trabalhadores do campo dando continuidade aos investimentos em infraestrutura hídrica, ambiental, social, econômica e cultural, atendendo as demandas com política concretas para avançar com a reforma agrária, fortalecer a agricultura familiar e proteger os assalariados rurais.
A CTB Bahia participou do evento, representada pela vice presidente, Rosa de Souza, e o secretário Geral, Ailton Araújo.