Janot pede prisão de Renan, Sarney, Cunha e Jucá

Geral CTB Geral 07/06/2016

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal a prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP), do presidente afastado da Câmara dos Deputados Educardo Cunha e do senador Romero Jucá (PMDB-RR).

De acordo com publicaçõ desta terça-feira (7), no impresso O Globo, os pedidos de prisão já estão com o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, há pelo menos uma semana.

As bases para os pedidos foram reforçadas pelos indícios de conspiração, captados nas gravações e reforçados pelas delações de Sérgio Machado e de seu filho Expedito Machado. Os quais são considerados por investigadores mais graves que as provas que levaram Delcídio Amaral à prisão.

Em acordo de delação premiada Machado disse que distribuiu Renan, Sarney e Jucá, entre outros líderes do PMDB que davam sustentação à permanência dele na presidência da Transpetro. Machado disse ainda que arrecadou dinheiro para o senador Edison Lobão (PMDB-MA), ex-ministro de Minas e Energia, e para o senador Jader Barbalho (PMDB-PA).

Nunca antes

Esta é a primeira vez que um procurador-geral da República pede o afastamento e a prisão de um presidente do Senado. Caberá aos ministros decidirem se Renan, alvo de 12 inquéritos no STF, ainda preenche os requisitos para permanecer na presidência do Senado e na linha sucessória da presidência da República. Uma das bases para a futura decisão pode ser o caso Eduardo Cunha.

Portal CTB - Com informações de O Globo