Movimentos sociais ocupam sede do Ministério da Saúde

Geral CTB Geral 30/05/2016

Os movimentos sociais da Bahia, ligados às frentes Povo Sem Medo e Frente Brasil Popular ocuparam na manhã de hoje (30) a sede do Ministério da Saúde, em Salvador, para protestar contra as medidas de Temer que prevê cortes para a saúde e em defesa do SUS.

Conforme o Sindicato dos Comerciário vinha alertando, entre as propostas do golpista Temer, está o corte no orçamento de setores essenciais para a sociedade brasileira, como educação e saúde.

Temer propõe o fim das vinculações de receitas do orçamento, que estipulam um gasto mínimo com setores essenciais, como é o caso da saúde. Ou seja, ele quer acabar com os percentuais mínimos de aplicação na saúde e na educação, e com isso vai desviar mais de R$ 200 bilhões anuais dos recursos destas áreas essenciais para transferir ao capital financeiro internacional na forma de juros e dívida indecentes.

“O golpista já anunciou o desfinanciamento e o sucateamento do SUS, que deixará de ser um sistema universal, com atendimento para toda população e passará a restringir os atendimentos. Se a população já tem críticas ao SUS, imagina como será quando a maioria da população ficar indefesa diante da privatização que Temer pretende promover na saúde”, afirma Rubiraci Almeida (Cherry), dirigente do Sindicato dos Comerciários, que participa da ocupação.

Com cartazes em defesa do SUS, contra a privatização da saúde, fora Temer e não reconhecimento do governo golpista, os movimentos sociais também convocam a sociedade para uma caminhada, amanhã (31), com concentração às 9 horas, no Mercado Modelo, que irá até a sede da Previdência Social. O ato é parte do Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência Social, convocado pela CTB e a Frente Brasil Popular para abrir mais uma temporada de lutas e resistência popular contra o golpe em curso no país.

 

Fonte: Sindicato dos Comerciários de Salvador.